ALGUMAS DICAS A SER REPASSADAS PARA SUA PROTEÇÃO
- Pesquisar nos sites oficiais de turismo, ler os folhetos, jornais e revistas sobre as cidades que irá visitar.
- Pesquisar nos folhetos fornecidos pelos hotéis secretarias de turismo e espaços de lazer, que falam sobre as devidas atitudes que devem ser tomadas em situações de emergência.
- Procurar se informar sobre a distância do hotel aos pontos turísticos, alimentação, os valores de entrada em parques, museus, teatros etc, para tentar evitar que pessoas mal intencionadas pratiquem o ato ilícito da extorsão ao cobrar valores exorbitantes sobre os serviços prestados.
- Conhecer sobre os procedimentos de segurança existentes nos transportes coletivos.
- Saber que os hotéis não se responsabilizam por objetos de valor deixados nos apartamentos. Para guardá-los, existem cofres.
- Manter sempre o endereço e os contatos do hotel à mão.
- Conhecer a legislação local. O fato de ser turista não o isenta de punições.
- Manter sempre dinheiro, cheque, cartão, passaporte e bilhetes de viagem em lugar seguro.
- Ter atenção especial com as crianças e os adolescentes, evitando que eles se percam, sofram algum acidente ou sejam vítimas de algum crime.
- Ter cuidado na ingestão de alimentos. Procurar sempre locais asseados e evitar comer com exagero alimentos condimentados, com os quais não se está acostumado.
- Respeitar as autoridades locais e contatá-las sempre que se sentir ameaçado, em situações de risco ou quando estiver com alguma dúvida. Os agentes de segurança são confiáveis e estão preparados para atender a população e o turista que visita a cidade.